quarta-feira, 26 de março de 2008

Exposição "REVÉRBERO" - Abertura: dia 4 de abril,

CCPCM INAUGURA EXPO DIA 04 DE ABRIL

Inaugura no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no dia 04 de abril (sexta-feira), às 20 horas a exposição “Revérbero”, do artista plástico Marcelo Berg. A abertura da mostra que traz uma instalação utilizando os vidros da galeria e uma série de desenhos inéditos é antecedida pelo Encontro com o Artista, que ocorre às 18 horas e disponibiliza para o público 50 lugares, para um bate-papo sobre a mostra, explicando como surgiu a idéia, a representação de seus trabalhos e seus conceitos sobre arte contemporânea. A entrada de ambos é gratuita.

A instalação “Revérbero” tem origem em dois pontos. A exposição é fruto da pesquisa do artista com o objeto “janela”, através de possibilidades tri e bidimensionais, e pela presença marcante do vidro utilizado na arquitetura da galeria, que garante o reflexo e a transparência essencial para a mostra. Considerando que a maioria dos espaços de exposição possui uma arquitetura do tipo cubo branco, que isola as obras expostas do seu entorno, “Revérbero” aproveita a transparência e o reflexo.

Por meio da presença marcante do uso do vidro na arquitetura da galeria, Marcelo Berg aproveita para que sua obra reflita o espaço exterior, o Campo de São Bento, no interior da exposição. A instalação é composta por duas janelas com vidros espelhados (em uma face reflexo, noutra transparência), montadas em paredes cenográficas e dispostas de maneira que através de uma janela se veja o reflexo da cidade na outra.

A série de desenhos que complementa o jogo da transparência e reflexo foi realizada, em sua maioria, com caneta esfereográfica sobre papel Fabriano, seguindo a mesma pesquisa de reflexo e transparência, porém no campo bidimensional, o que traz ao trabalho novas possibilidades expressivas e conceituais.

SOBRE MARCELO BERG

Carioca, o artista plástico vive e trabalha na capital paulista, São Paulo. É formado em Artes Plásticas pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAP/ECA/USP), no ano de 2006.

Em 2007, participou do “14º Salão de Arte Contemporânea de Campinas – MACC (prêmio aquisição); 13º Salão dos Jovens – Joinville, Santa Catarina (prêmio aquisição); ONIFORMA – Centro Cultural São Paulo e II Mostra do Programa de Exposições – Centro Cultural São Paulo”.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “REVÉRBERO”

Data: 04 de abril (sexta-feira)

Encontro com o artista: 18 horas

Abertura da exposição: 20 horas

Visitação: de 05 de abril a 30 de abril
Horário: segunda-feira, das 13 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 15 horas.
Local: Galeria Quirino Campofiorito - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói
GRATUITO

A instalação “Revérbero” tem origem em dois pontos. Primeiro, a pesquisa do artista com o objeto janela através das possibilidades tridimensionais (objetos, esculturas, maquetes) e bidimensionais (fotografia, desenho, colagem) de se trabalhar a transparência e o reflexo junto com o tema da paisagem urbana. Segundo, a presença marcante do uso do vidro na arquitetura da Galeria Quirino Campofiorito.


Considerando que a maioria dos espaços de exposição possuem uma arquitetura do tipo cubo branco, que isola as obras expostas do seu entorno, a instalação “Revérbero” aproveita a transparência dos vidros da galeria para refletir o espaço exterior, o Campo de São Bento, no interior da exposição. A instalação é composta por duas janelas com vidros espelhados (em uma face reflexo, noutra transparência), dispostas de maneira que através de uma janela se veja o reflexo da cidade projetado na outra.




Um comentário:

joshua disse...

I gotta say that this is one of the very best blogs I've ever visited yet.

Congrats! Take these words like a blossom blessing as I'm bloging around.

PALAVROSSAVRS REX