quinta-feira, 18 de abril de 2013

Exposição AMBIENTES INFLÁVEIS, dos artistas Hugo Richard e Natali Thubenchilac (abril 2013).


Ambientes Infláveis são experiências de ocupação e interferência no cotidiano das pessoas que habitam as cidades, através de grandes objetos que intervém em sua paisagem, lugares e caminhos, na forma como o indivíduo dialoga com o que vê, habita e se relaciona com as pessoas que estão a sua volta.

O projeto Ambientes Infláveis é uma experiência que propõe por um lado intervir no cotidiano das cidades e trazer uma nova forma de se relacionar com o ambiente e com as pessoas, e por outro a experimentação de um objeto suspenso por ar e intangível, contradizendo o próprio conceito de espaço.

Como se relacionam as pessoas com uma ocupação de forma e cor em um parque como o Ibirapuera na cidade como São Paulo? Como se relacionam com o entorno? Certamente não da mesma forma que os transeuntes, trabalhadores que esperam seus ônibus nos pontos ao redor da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, nem mesmo como os moradores de Buenos Aires, acostumados à superfície plana de sua cidade sem o relevo e o horizonte tão característicos da vida cotidiana dos cariocas.

Novas cidades,

novas interações.

Intervir no olhar

na forma

a relação com o espaço

a experiência do habitante

Como o ar atravessa nossos corpos, nós atravessamos os espaços.
A percepção dos espaços, sejam eles públicos ou privados, em geral se dá através do visível e
do tangível, dos objetos e das pessoas.

Além do ato inconsciente de respirar como um mecanismo de vida, a percepção do ar passa
despercebida.

Apoio Barracão Maravilha

Nenhum comentário: