quinta-feira, 3 de julho de 2008

CENTRO CULTURAL INAUGURA A EXPOSIÇÃO “O FIO VERMELHO” NO DIA 05 DE JULHO



CENTRO CULTURAL INAUGURA A EXPOSIÇÃO

“O FIO VERMELHO” NO DIA 05 DE JULHO

“O Fio Vermelho” é a nova exposição do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que inaugura no dia 05 de julho (sábado), às 15 horas. A mostra das artistas Isabela Frade e Marta Strauch é uma proposta de entrelaçamento real, uma sucessão de fios que se desenrola em torno do Campo de São Bento, se expande e atinge novos e outros recantos desse espaço. Dessa maneira, as fitas vermelhas são incorporadas e dão outro significado para o ambiente. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 27 de julho.

O trabalho se constitui em uma coluna giratória de 2,88 metros colocada no centro do salão inferior da galeria e revestida de 76 rolos de fitas vermelhas de 3,8 com de largura e cem metros de comprimento cada – todas alinhadas na mesma direção, permitindo que sejam puxadas e dispersas pelo Campo de São Bento. Escapam pelas frestas que vão encontrando também entre as portas, vãos percebidos nos vidros das janelas e nos cômodos contíguos.

A dispersão das fitas/fios vermelhos estabelece um percurso para capturar o gesto/olhar, meio de envolver o ambiente circundante para inscrever no espaço presente uma trajetória afetivamente clamada pelo carmim, cor símbolo, com forte presença em inúmeras manifestações culturais, que grita no verde por sua complementaridade.

Essa exposição se faz como rede e trama de sentidos, uma trama tecida pelas sucessivas investidas do público e dos artistas. O projeto busca envolver o público constituindo um lugar – espaço vivido, simbolizado, demarcado pelas sucessivas interferências daqueles que potencialmente reconhecem o caráter relacional de um trabalho artístico.

É uma proposta de entrelaçamento real – uma sucessão de fios que se desenrolam pelos arredores do Campo de São Bento e que, pouco a pouco, expande-se e atingi novos e outros recantos desse mesmo espaço, que assim “re-significado”, é incorporado nos trajetos das fitas que vão se abrindo e se estendendo por sobre as coisas que habitam, como árvores, postes, grades, bancos, pedras, calçadas e canteiros.

“O Fio Vermelho” demarca o espaço como um convite a um outro olhar, a uma nova atitude com os elementos assinalados, marcas de amarração, envolvimento, atravessamento ou deslizamento entre outras ações de interferência.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “O FIO VERMELHO” – CENTRO CULTURAL

Data: 05 de julho

Abertura da exposição: 15 horas

Visitação: de 05 a 27 de julho

Horário: segunda-feira, das 13 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 15 horas.

Local: Galeria Quirino Campofiorito - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói

Tel.:2610-5748

GRATUITO

Nenhum comentário: