quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cineclube Outros Tempos e Nichteroy Cineclube no CCPCM

Cineclube Outros Tempos e Nichteroy Cineclube apresentam:

"DUAS HISTÓRIAS BRASILEIRAS"
Dois episódios da série "Seis Histórias Brasileiras", de João Moreira Salles, que busca no nosso passado respostas para questões atuais. "O Vale" viaja ao séc. XIX para encontrar a história do Vale do Paraíba. Em "Santa Cruz", o documentarista lança seu olhar para o fenômeno evangélico no país.
17 de fevereiro de 2008 (domingo)
20h
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói. Tel.:2610-5748
(no Campo de São Bento)

Sinopses:

"O Vale"
Ano: 2000 / Duração: 56 minutos
Vistos do alto, na fotografia de satélite, o azul da Baía de Guanabara e o verde dos morros que cercam a cidade do Rio de Janeiro acabam bruscamente no chão enrugado que leva ao interior do Estado. Ali é o Vale do Rio Paraíba. Nele os naturalistas europeus encontraram a mais rica floresta do Brasil no começo do século XIX. A floresta desapareceu desalojada pelo café que em poucas décadas transformou esse morro na região mais opulenta do país. As grandes fortunas do Império foram feitas aqui, mas a prosperidade durou pouco, menos de cinqüenta anos. Esgotado o café, vieram os pastos. Desde o início, inúmeras pessoas escreveram sobre o Vale, criticando a forma como estava sendo explorado. Não foram ouvidas. Hoje, 80.000 veículos passam diariamente na via Dutra que, através do Vale, liga o Rio à São Paulo. Se quem passa pela estrada mal entende o que vê, não é por falta de aviso. Segundo episódio da série Seis História Brasileiras. Um estudo sobre como a ilusão de um lugar pode mudar as pessoas.

"Santa Cruz"
Ano: 2000 / Duração: 60 minutos
"Santa Cruz" mostra o nascimento de uma igreja pentecostal, chamada Casa de Oração Jesus é o General, em loteamento clandestino, no subúrbio de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, até sua "receptividade" pelos moradores da comunidade e os efeitos da nova igreja no trabalho bem feito de ordenar o cotidiano do Reino naquele lugar. O filme ainda pontua a Palavra do Salmo 91- "Mil cairão a teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido; nada chegará à tua tenda" - no seio da população evangélica local. "Meu filme não é sobre a igreja evangélica e sim sobre como eu vejo o fenômeno da igreja evangélica, é uma fatiazinha do fenômeno evangélico, que é aquela que me interessou fazer." - João Moreira Salles. Quinto episódio da sério Seis História Brasileiras. Um estudo sobre como a vontade de uma pessoa pode mudar o lugar.

Nenhum comentário: