quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CENTRO CULTURAL PASCHOAL CARLOS MAGNO RECEBE A EXPOSIÇÃO “OBJETODIRETO_INDIRETO” A PARTIR DE 12 DE JANEIRO


O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) abre, no dia 12 de janeiro (sábado), às 19 horas, a exposição “Objetodireto_indireto”. Neste trabalho, os artistas Alê Souto, Almir Soares e Andrea Canto buscam (re)pensar a poética da relação entre o sujeito e o objeto, com atenção aos símbolos que se derivam desta ligação, como desejo, utilidade, afeição e poder. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 10 de fevereiro.

“Objetodireto_indireto” retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta, só embala e até o próprio objeto de consumo. A exposição propõe através de diferentes pensamentos, as relações de emoção, desestruturação e re-significação. Essa nova maneira de pensar, segundo os artistas, percorre a ligação afetiva que passa por uma indagação do observador até nossa relação subjetiva com as coisas que nos servem.

SOBRE OS ARTISTAS

Alê Souto

Partindo para o descartável, o papelão, busca recuperar a estrutura interna do objeto através do desmanche desse objeto, seu desenho, seu percurso, numa busca de significados “além-funcionais” desse mesmo objeto.

Almir Soares

Se propõe a investigar a relação da nossa sociedade de consumo pós-revolução industrial com montanhas de objetos produzidos e que, além de perderem sua função, são descartados. Ele vê nesta “montanha”, o descaso das relações humanas. Também se propõe a recuperar o “status” desses objetos, colocando em evidência a causa dessa relação desprezada.

Andrea Canto

A artista torna sujeito o objeto, através da descontextualização, separando-o da função de servir ao homem. Ela “re-veste” o objeto, simbolicamente, tanto através de sua materialização num objeto "irreal", quanto da total atemporalidade e ausência de espaço em seu desenho pessoal e simbólico.


EXPOSIÇÃO OBJETODIRETO_INDIRETO – CENTRO CULTURAL

Abertura: 12 de janeiro

Horário: 19 horas

Visitação: de 13 de janeiro a 10 de fevereiro

Horário: segunda-feira, das 13 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 15 horas

Local: Galeria Quirino Campofiorito no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.

Tel.:2610-5748

GRATUITO

Nenhum comentário: