sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SONHO DOURADO no CCPCM. abertura dia 4 de outubro (sábado) às 17h



SOBRE O TRABALHO

O desenho apresentado faz parte de uma série que surgiu a partir de prospectos distribuídos pelas ruas da cidade, mais propriamente nos semáforos para os carros que param. São Plantas Humanizadas (planta de um apartamento decorado) de imóveis em lançamento (construídos ou em construção). São mostrados como verdadeiros paraísos, o “Sonho Dourado” de belos apartamentos à espera de uma nova família.

Exatamente o fato de serem distribuídos em semáforos e especificamente para aqueles que possuem carro foi o que me chamou a atenção para o sistema em que funcionava tal raciocínio de propaganda, que já deixava subentendida uma determinada clientela.

Os folhetos me levaram então até o canteiro de obras do respectivo empreendimento onde comecei a coletar as impressões dos trabalhadores da construção civil acerca do que achavam de morar no prédio que eles estavam erguendo.

O registro obtido das respostas foi assim formando uma nova planta, agora “humanizada” com os relatos daqueles que realizam um sonho que é para os outros, não para si mesmos.

Esta série de trabalhos intitula-se então Sonho Dourado, cuja apresentação é feita com apartamentos de Sala, 3 quartos (1 suíte) com varanda.

Osvaldo Carvalho